Escravos ou vendedores?
Deus declarou na Sua palavra que satanás veio para matar, roubar e destruir. Toda a origem de sofrimento, perdas, angústias, opressões e doenças vem do poder das trevas, ou seja, do reino de satanás. Esse poder de destruição maligna instalou-se no mundo depois da rejeição de Adão e Eva ao pacto com Deus que fora estabelecido na criação. A quebra dessa aliança continua de cada vez que qualquer ser humano segue o mesmo caminho contrário à palavra de Deus e à comunhão com Deus. Por isso, satanás tem direito a estar no mundo, porque a humanidade a quem Deus deu domínio sobre esta terra o entregou a ele, e continua a entregar, cometendo por isso, alta traição contra Deus. Cada vez que um ser humano resolve negar a palavra, o caminho e a comunhão com Deus, escolhe a rebelião contra Deus e comete traição contra o seu Criador como Adão e Eva cometeram. Ou seja, o livro de Génesis continua a escrever-se todos os dias nas decisões humanas. Porque na dimensão espiritual só há dois reinos, dois senhores, dois caminhos e dois destinos eternos, com Deus ou com satanás, conforme a escolha pelo livre-arbítrio de cada ser humano.
Não pequeis para que não vos torneis escravos
É por estas razões supracitadas que o poder maligno se instalou através da maldição, trazendo morte eterna, doença e pobreza. Nos três níveis da dimensão humana: espiritual, física e material, o diabo escravizou a humanidade dominando a todos depois da queda da Glória de Deus. Porque todos os seres humanos caíram desta Glória de Deus e, através do pecado, tornaram-se escravos de satanás (Romanos 3:23). Pecar, é entregar o domínio da sua vida e permitir que o diabo o faça escravo. Pecado, é todo o tipo de desobediência contra Deus e a Sua Palavra, a Bíblia. Portanto, a advertência da escritura é essa mesma que diz, “não pequeis para que não vos torneis escravos” (Romanos 6:15-20).
Cristo nos resgatou de toda a maldição
Pela nossa rebelião e de acordo à justiça de Deus que é absoluta, o que toda a humanidade merecia era ser deixada neste cativeiro, entregues a satanás. “Mas Deus sendo rico em misericórdia por causa do grande amor com que nos amou, estando nós mortos nos nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo – pela graça sois salvos” (Efésios 2:4-5). E Jesus veio a esta terra para nos dar uma oportunidade. Ele veio cá para pagar o preço das nossas injustiças, levando sobre Si mesmo a condenação que era nossa e, abrindo a porta da prisão das maldições, nos tirou para usufruir uma vez mais do domínio que estava perdido e recuperar de novo a bênção de Deus sobre a nossa vida.
Pela obra maravilhosa de Cristo e para todos aqueles que O recebem, Ele lhes deu o Poder de serem feitos filhos de Deus, passando de escravos a vencedores (João 1:12 e Romanos 8:31-37). Satanás já não tem mais domínio sobre aqueles que deixaram de lhe pertencer, e passaram para Cristo. Gálatas 3:13 a Escritura afirma que Cristo nos resgatou de toda a maldição… ou seja, já não há mais maldição, mas esta deu lugar à bênção de Deus recuperada em Cristo. É por causa desta bênção de Deus que as vitórias acontecem. Vencedores são aqueles que escaparam da maldição e que vivem comprometidos com Deus, e cheios do Espírito Santo e Seu Poder. Só assim a vitória de Deus acontece.
Hoje é dia de viver o melhor que Deus tem para si, sendo mais que vencedor em Cristo.
Cordiais saudações,
Pastor Leonel Ferreira