Receber milagres de Deus
2 Reis 4:6.b. – “Não há mais vasilha nenhuma. Então o azeite parou.”
Esta história bíblica apresenta-nos uma mulher viúva com dois filhos muito jovens passando uma situação desesperada. Israel começava a levantar-se de um tempo de gravíssima crise, fome e miséria, depois da destruição de Acabe e Jezabel. Alguns teólogos afirmam que esta mulher era a viúva de Obadias que, no capítulo 18 de 1 Reis, se encontrou com Elias para preparar o encontro com os 450 profetas de Baal no monte Carmelo. O seu marido tinha morrido, e agora os credores exigiam que os filhos fossem vendidos como escravos para pagar sua dívida. A história desta mulher poderia ter se transformado na tragédia da perda dos seus filhos, e no amparo que futuramente lhe poderiam proporcionar. Mas ela tinha uma aliança com Deus. Tendo servido a Deus no passado, ela não estaria sozinha nesta batalha, mesmo que não houvesse recursos ou meios humanos de vitória, Deus teria como alterar o curso da sua vida para vencer.
Deus opera hoje
O diabo gostaria de ver a continuidade de uma história de abandono, solidão, derrota, e o fim de toda a esperança na vida desta mulher. Mas Deus, está a ponto de apresentar uma história de livramento e de abundância, que viria a suplantar o mal em bênçãos multiplicadas, derrotando a maldição da pobreza e morte que viera sobre a sua casa. Porque para Deus tudo é possível e Ele quer escrever a nossa história. Assim é na nossa vida também hoje. Deus quer escrever páginas de bênçãos e vitórias na vida dos Seus filhos, livrando-nos do histórico de derrotas e angústias causados pela malvadez do maligno.
Esta mulher correu ao encontro de Eliseu para buscar socorro na presença de Deus. E disse ao profeta que não tinha nada em casa, a não ser uma botija com azeite. Para ela não era nada, mas Eliseu viu ali o símbolo da unção de Deus, porque quem tem o Poder de Deus tem tudo. A fé começa quando as possibilidades humanas se acabam, no ponto de viragem para o sobrenatural, Deus opera.
Obediência a Deus
Depois de buscar a Deus através de Eliseu, e ouvir a voz clara de uma estratégia com instruções a seguir, esta mulher de coração cheio, avança, pronta a fechar a sua porta ao plano da maldição, que até aí tinha dominado a sua vida, para agir com fé em obediência à palavra, e receber o seu milagre. A sua sala estava cheia de vasilhas vazias que os filhos iam trazendo, enquanto Deus derramava daquela pequena botija uma fonte inesgotável de abundância, que não pararia mais, até ao limite da última vasilha que ela tinha pedido. A pobreza e a derrota ficaram lá fora com a porta fechada, não podendo mais entrar. Dentro da sua casa um novo manancial de Deus fluía em obediência às instruções do profeta, para uma libertação do seu presente e futuro. Agindo Deus depois da nossa obediência às instruções recebidas por revelação, nada mais o inimigo pode fazer, a não ser assistir à vitória que Deus trouxer à nossa existência.
Hoje é dia de receber milagres de Deus na nossa vida. É preciso parar para ouvir Deus. Agir e obedecer fará Deus atuar realizando a Sua parte no milagre.
Cordiais saudações em Cristo,
Pastor Leonel Ferreira